Biografia
Adriano Zago...
…advogado, desportista e presbítero da Igreja Presbiteriana Central, nasceu na cidade de Uberlândia, é filho de Agnaldo e Wanda Zago.
a família...
Adriano é casado com Vanessa Zago e dessa união nutrem o amor e a educação de um casal de filhos, Isaque e Ana Vitória. Suas raízes estão estabelecidas em princípios e valores éticos, morais e cristãos que foram herdados de uma família de muito trabalho, perseverança e fé.
a vocação...
Adriano Zago se dedica à vida política por vocação e por entender que essa é uma forma eficaz de contribuir com a sociedade. De 2008, quando foi eleito em Uberlândia pela primeira vez, até 2016, em seu terceiro mandato, Zago teve um crescimento de 113% de votos, o que evidencia a credibilidade de seu mandato.
o desafio...
Acredita que é possível atuar para transformar e melhorar a nossa realidade social e, a política é um dos caminhos para a sua efetivação. Diante dessa convicção, Zago assumiu o desafio de viver a vida pública ao se dedicar, como agente transformador, na luta pela moralidade e pela eficiência na esfera política.
a austeridade...
Seu trabalho com ética, coerência e, sobretudo com transparência e coragem, guiado pelos ideais republicanos, tem contribuído para o avanço de políticas públicas em benefício da população uberlandense. Exemplos da coragem e da responsabilidade de Zago e de sua adequação aos valores republicanos, no combate à corrupção e na redução dos gastos públicos, já promoveu uma economia de mais de R$1 milhão aos cofres públicos, em 10 anos.
Ele também foi único parlamentar que votou contra o aumento do salário dos vereadores em 2011 doando mensalmente a diferença salarial para instituições que desenvolvem trabalhos sociais que impactam, positivamente, a sociedade. 30 projetos já foram beneficiados e mais de R$ 100 mil foram doados por Zago nos últimos anos.
um líder RAPS...
Reconhecido como um dos políticos mais independentes e atuantes, Adriano Zago é autor de diversas leis que beneficiam nossa população, por exemplo: a lei que concede meia-entrada, em eventos culturais e esportivos, para pessoas com deficiência e seu acompanhante; a lei que determina medidas de segurança nos caixas eletrônicos; a lei de assepsia das mãos; a lei que obriga a prefeitura a publicar uma lista com a ordem de pacientes que farão consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde (SUS); e as recentes leis das Doulas e do combate à violência obstétrica.
Zago foi o único vereador de Uberlândia selecionado para compor a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Ele disputou a cadeira com outros 1.037 candidatos de todo o país, que se submeteram aos seguintes critérios de seleção: compatibilidade de valores éticos, morais, transparência, visão empreendedora e sustentável.
idoneidade...
Nesse sentido, a instituição viu em Zago, por meio de seu desempenho parlamentar, um perfil compatível com a sua atuação política comprovando sua idoneidade e comprometimento com um novo modelo de gestão e de atuação na vida política. Com isto, participa de um time de lideranças nacionais de diversas partes do país, com pautas plurais, com um único objetivo: transformar a política brasileira, a partir da elaboração de políticas públicas que valorizem e ampliem o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
O seu mandato tem se colocado num combate sem tréguas à moralidade e à ética na política.