“Café com Zago” é um ação que gera conquistas e políticas públicas para Uberlândia

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Notícias, Vote 15015 | No Comments

O Café Com Zago é uma atividade do mandato do vereador Adriano Zago que, desde 2009, reúne lideranças de segmentos sociais com o objetivo de ampliar o diálogo entre o Poder Público e a população. Nesses encontros são expostas as necessidades, especificas, de diferentes setores para que juntos com o Poder Legislativo possam tratar e solucionar questões de interesse e relevância social.

Palestrantes e estudiosos de múltiplos temas são convidados a participar da realização do Café. Por exemplo, nos encontros já foram pautas a “Rede de segurança pública e vizinhança solidária”, a “questão hídrica e meio ambiente” e “Primeira infância”, temas debatidos entre os pesquisadores, a população interessada e o vereador Adriano Zago, bem como a equipe técnica de assessores do seu mandato. “Levar ao conhecimento do poder público aquilo que estiver dentro das nossas competências também é nosso dever de agente político e de cidadão”, destacou Zago.

Após a realização desses encontros, e dando continuidade ao debate, também já foram efetivadas várias alterações em legislações vigentes ou até mesmo a apresentação de novos projetos de leis para transformar essas demandas apresentadas em políticas públicas municipais. Um exemplo exitoso nesse sentido foi o Café com Zago que tratou do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS), que reuniu profissionais da acupuntura, fitoterapia, massoterapia, homeopatia, entre outros, que solicitavam a regularização da atividade no programa da prefeitura. Assim, por indicação da categoria, em conjunto com o trabalho do mandato do vereador Adriano Zago, o inciso IV, do art. 3º, do Decreto nº 14.597, de 27 de dezembro de 2013 foi alterado, englobando todos esses profissionais nas práticas das terapias, de saúde, complementares no município de Uberlândia.

Esse trabalho do vereador Adriano Zago, de servir como ouvinte e como antena da sociedade, também deu resultados em mais duas leis criadas após o Café com Zago. A lei nº 12.314/2015, que garante a presença de doulas em instituições de saúde durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato sempre que solicitadas pela parturiente e a lei nº 12.315/2015 que amplia a proteção contra a violência obstétrica.

Uma das mais recentes edições do Café com Zago, realizado no primeiro semestre de 2016, também já rendeu bons frutos, ao alterar a lei para inserir a atenção à obesidade e ao sobrepeso nas políticas de assistência social do município. A partir desse encontro com pessoas interessadas nesse tema, percebeu-se a necessidade de união para a construção de políticas publicas que visem a proteção e a garantia de seus direitos, e juntos fundaram a Associação dos Obesos e Bariátricos (ADOB).

Assim, em defesa dos direitos, Adriano Zago segue trabalhando para a ampliação desses resultados, com a transformação efetiva, no dia a dia, da população de Uberlândia. E para que o trabalho tenha continuidade é necessário o apoio e o voto nas urnas, de todos aqueles que desejam a continuidade do mandato representativo do vereador Adriano Zago na Câmara Municipal de Uberlândia.

O seu voto é fundamental para que Zago possa seguir atuando com uma política limpa e transparente. Avalie o seu trabalho, compare sua conduta com a dos demais políticos e vote 15 0 15, Adriano Zago, para vereador!

Adriano Zago reúne lideranças para debater “primeira infância”

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Mandato, Notícias, Notícias | No Comments

Estímulos e desenvolvimento das habilidades infantis foram alguns dos temas abordados no encontro

Com a presença de diversos profissionais e pesquisadores que atuam com crianças, na faixa etária de zero a cinco anos, a recente edição do Café com Zago aconteceu nesta quinta-feira (04). A “primeira infância”, assunto tratado na reunião, é o período em que o indivíduo mais aprende e melhor assimila o que lhe é ensinado, isso é o que apontam os estudos de especialistas de áreas que vão da neurociência a educação.

A presidente da ONG Pontes de Amor, Sara Vargas, selecionou trechos do filme “O Começo da Vida” para falar da formação do sujeito, em aspectos psicológicos, tais como, experiências sensoriais, representatividade, estimulo e autoestima. “Carinho e afeto são estímulos essenciais nesse período de vida, para o desenvolvimento de qualquer ser humano”, destacou Sara.

A psicóloga do grupo Família Acolhedora, Thais Ferreira Tavares, aponta a educação como a principal ferramenta no desenvolvimento infantil. “Uma sociedade que não investe em educação, não investe no futuro de sua comunidade”, reforçou.

O vereador Adriano Zago também destacou que o art. 6º da Constituição Federal, que trata sobre os direitos sociais, traz a educação como o primeiro deles, seguido por saúde; alimentação; trabalho; moradia; transporte; lazer; segurança; previdência social; proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados: “Temos que trabalhar e fomentar debates em busca da garantia desses direitos”, afirmou Zago.

“Levar ao conhecimento do poder público aquilo que estiver dentro das nossas competências também é nosso dever de agente político e de cidadão”, comentou o vereador Adriano Zago a respeito de debates como esse. O Café com Zago tem como objetivo aproximar a administração e a população, ao promover os diálogos, necessários, para a construção de políticas públicas que impactem, positivamente, a realidade do município.

O Café com Zago é um espaço aberto para toda a comunidade. Os temas debatidos também podem ser sugeridos pela sociedade civil interessada na promoção ou aprimoramento das políticas públicas de nossa cidade.

 

c9 c7 c6 c5 c4 c3 c2 c1 15 13 12 11

Primeira infância é tema do próximo “Café com Zago”

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Notícias, Notícias | No Comments

Nesta quinta-feira (04), a partir das 16h30, o Café com Zago reúne lideranças para debater sobre a “Primeira infância”, na sala João Pedro Gustin, na Câmara Municipal de Uberlândia. O encontro tem como objetivo aproximar o legislativo da população ao promover o diálogo, necessário, para a construção de políticas publicas que impactem, positivamente, a realidade do município.

Essa edição do Café com Zago propõe o debate a partir do filme “O Começo da Vida”, que analisa os primeiros mil dias de recém-nascidos das mais diversas culturas e classes sociais em países como Brasil, Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França.. A “primeira infância” é o nome dado aos cinco primeiros anos, de um ser humano, período marcado por intensos processos de desenvolvimento. Fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade de todo indivíduo.

Atualmente, pesquisadores ressaltam que crianças, sobretudo nesta fase, precisam de oportunidades e estímulos para que possam desenvolver, plenamente, suas aptidões. Então, diante da complexidade do tema e das atualizações promovidas pelos avanços das ciências, é de extrema importância a realização de encontros como esses para que as lideranças dos seguimentos possam discutir e apresentar propostas para políticas públicas que promovam o desenvolvimento saudável, nesses primeiros anos de vida, das crianças de nossa cidade.

O encontro será realizado com a presença das debatedoras Sara Vargas (ONG “Pontes de Amor”) e Thais Ferreira Tavares (Psicóloga do Grupo “Família Acolhedora”), e também contará com a participação do professor Francisco Dutra. O Café com Zago acontece nesta quinta-feira, 04 de agosto, as 16h30, na sala João Pedro Gustin – Câmara Municipal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila, 1.617 – Santa Mônica.

O Café com Zago é um espaço aberto para interessados ao tema e também para toda a comunidade.

Acessibilidade para obesos é discutida no Café com Zago

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Notícias | No Comments

Dificuldade devido à falta de acessibilidade é um dos problemas mais frequentemente enfrentado por pessoas obesas

A necessidade de cuidar do corpo e da mente, junto com a construção de políticas públicas que possam vir a atender pessoas que sofrem de obesidade, foi destaque na fala do vereador Adriano Zago, em encontro realizado na última segunda-feira, dia 29, na Câmara Municipal de Uberlândia. O Café com Zago, de fevereiro, abordou o tema, Obesidade: Dificuldades e Perspectivas.

O encontro contou com a presença de pessoas que convivem com a doença, outras que se submeteram a cirurgia bariátrica (para redução do estomago) e seus familiares. Durante as falas dos participantes, o assunto mais comentado foi à falta de acessibilidade para pessoas obesas em espaços públicos.

O médico, cirurgião do aparelho digestivo, Diego Lucas Galdino Lopes, abordou o assunto reforçando a necessidade de tratá-lo como uma doença que pode ter origem em diversos fatores, dentre eles distúrbios metabólicos e também a genética, com agravantes como a má alimentação e a falta de atividades físicas. A psicóloga Alessandra Mattar abordou o tema de forma bem abrangente, destacando a acessibilidade das pessoas que convivem com a obesidade e a dificuldade em mudar os hábitos de vida para que a intervenção médica e cirúrgica tenham resultados positivos na vida do paciente. “Nós temos que levar informação para a população, apenas com informação elas podem vencer os obstáculos postos pela doença”, disse a psicóloga.

“Melhorar o processo de informação, o conhecimento e tornar realidade são os três pontos que acredito ser necessário debatermos para evoluir no tratamento de pessoas obesas”, destacou Wesley de Oliveira, obeso em tratamento para a realização da cirurgia bariátrica. Wesley é prova da necessidade de que a mudança de hábito se faz necessária para a realização cirúrgica, até o momento já perdeu 50 kg, com mudanças alimentares, para ser submetido à cirurgia de redução de estomago.

O Café com Zago é uma ação do mandato participativo do vereador Adriano Zago. O encontro busca reunir ativistas de causas como essa, com o objetivo de aproximar os temas debatidos da esfera legislativa, para que, desse debate, sejam apresentadas novas políticas públicas que impactem, positivamente, nossa sociedade.

Obesidade é o tema do próximo Café com Zago

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Notícias | No Comments

Serão reunidos agentes envolvidos com o tema com o objetivo de propor políticas públicas para pessoas obesas

A primeira edição, de 2016, do Café com Zago será realizado no próximo dia 29, sexta-feira, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal, para tratar de Obesidade. O encontro busca aproximar, ainda mais, o mandato do vereador Adriano Zago e os agentes locais que desenvolvem trabalhos com o tema. O objetivo inicial é ampliar o diálogo e trabalhar por novas ações para as pessoas que vivenciam essas realidades na cidade de Uberlândia.

A obesidade é considerada um dos mais preocupantes problemas de saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo a OMS, a previsão é que em 2025 mais de 700 milhões de pessoas estejam obesas no mundo. No caso das crianças a previsão é que 75 milhões dela estejam obesas, caso nada seja feita.

Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade da Síndrome Metabólica (ABESO), na região sudeste do Brasil o excesso de peso infantil nas crianças entre 5 a 9 anos chega a 38,8%, nos adolescentes de 10 a 19 anos chega a 22,8% e nos adultos da região sudeste a taxa chega a ao número de 50,45%.

Diante dessa situação o mandato do vereador Adriano Zago, sempre atento aos direitos sociais e ao bem comum, convida a sociedade uberlandense para discutir políticas públicas relacionadas à qualidade de vida, à saúde e ao bem-estar no enfrentamento da obesidade. O debate estará aberto para buscar formas de ampliar as ações, potencializar os conhecimentos e as práticas já desenvolvidas na transformação dessa realidade, a partir da somatória de esforços do poder público e da sociedade civil organizada.

O Café com Zago acontece na próxima sexta-feira, dia 29, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia, localizado na rua Ubiratan Honório de Castro, s/nº.

Direitos humanos é tema do café com vereador e reúne movimentos sociais

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Notícias | No Comments

Conversa entre lideranças sociais aborda o tema direitos humanos e fortalece rede de atuação em Uberlândia

Na tarde da última quinta-feira, 10, na sala João Pedro Gustin na Câmara Municipal de Uberlândia, diversos movimentos sociais foram reunidos para participar do Café com Vereador Adriano Zago. O debate promoveu ideias para possíveis ações e fortaleceu laços entre entidades que trabalham em prol de causas semelhantes.

“Projetos de lei já surgiram a partir desse encontro, como o das doulas que permite que além de seu acompanhante habitual a parturiente tenha direito ao acompanhamento de uma profissional doula e o da humanização dos partos”, relembrou o vereador Adriano Zago.

Trabalhar em rede foi o ponto mais abordado pelos participantes, que destacaram a importância de encontros como esse, para que os trabalhos possam ser desenvolvidos de maneira mais ampla. “Precisamos promover o debate e trabalhar em conjunto”, destacou o representante do Centro de Prevenção à Criminalidade, Daniel Caldeira de Melo.

O 3º batalhão da Polícia Militar foi representado pelo 2º Tenente Givanildo da Silva, que informou as instituições presentes sobre a preocupação latente da polícia em reforçar, dentro dos batalhões, a questão dos direitos humanos; e sugeriu, inclusive, a união das instituições presentes na formação de um possível fórum que possa debater, de maneira mais ampla, a questão.

O mandato do vereador Adriano Zago trabalha atento aos direitos humanos, compondo a presidência da Comissão de Direitos Humanos, na CMU, e desenvolvendo projetos de leis e ações institucionais que possam contribuir para a promoção da igualdade social e atuando pela defesa dos direitos da população.

cafe8 cafe5 cafe4 cafe3 cafe1 café 7 café9

Direitos humanos é o tema do próximo Café com Vereador

By | Ações, Café Com Vereador, Destaque, Notícias, Notícias | No Comments

Mandato reúne representantes do poder público e da sociedade civil para debaterem sobre essa importante matéria

O Café com vereador abordará o tema, “As Políticas de Direitos Humanos em Uberlândia”, na próxima quinta-feira, 10, às 16h30 na sala João Pedro Gustin na Câmara Municipal de Uberlândia. O Café tem o objetivo de proporcionar um momento de diálogo e de consolidação de parcerias, entre o mandato do vereador Adriano Zago e representantes da comunidade, em geral.

Nesse encontro, profissionais que atuam diretamente com direitos humanos, em Uberlândia, foram convidados para dialogar sobre essa temática. Dentre eles, o Coordenador Thiago Paluma, do Escritório de Assessoria Jurídica (ESAJUP) e da Assessoria Jurídica para estrangeiros (AJESIR); a coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (NUPEDH), prof. Drª Marriele Maia; a Coordenadora da comissão de direitos humanos, da OAB Uberlândia, Aline Cristina da Silva; os coordenadores João Pedro Rodrigues e Júlia Mascarelo, da ONG ENACTUS, da Universidade Federal de Uberlândia e o gestor social dos Centros de Prevenção Jardim Canaã e Morumbi, órgãos ligados à Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), Ricardo Augusto dos Santos, que também é gestor da Coordenadoria Especial de Prevenção a Criminalidade (SPEC).

O encontro acontecerá no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950. Celebração que surgiu, dois anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, para ser adotada como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. A data é uma forma de homenagear defensores dos direitos humanos.

O vereador Adriano Zago, como presidente da Comissão de Direitos humanos da Câmara Municipal de Uberlândia, busca ampliar o trabalho dessa comissão, para, cada vez mais, pautar ações que possam dar cabo em todos os tipos de discriminação, preconceito e promovam a igualdade entre todos os cidadãos.

Café com Zago

Café com Zago

By | Ações, Café Com Vereador, Decretos Legislativos, Destaque, Mandato, Notícias | No Comments

‪#‎ConvitePraVocê‬ ‪#‎CaféComVereador‬ ‪#‎ViolenciaObstetrica‬

O vereador Adriano Zago te convida a participar do “Café com Vereador”, que acontece nesta quarta- feira, 28, às 16h30, com a importante temática: Violência Obstétrica.

O vereador oferece esse Café, na sala Pedro Gustin, da Câmara de Uberlândia, a fim de propiciar um rico debate entre as partes interessadas no tema, como mulheres, médicos (as) e demais profissionais da área.

Traga suas ideias para alcançar as melhores soluções. Até lá!

 

12017510_709976159145813_4461477552091574900_o

Inauguração da nova sede do CIM

By | Café Com Vereador, Destaque, Notícias, Notícias | No Comments

‪#‎InauguraçãoCIM‬
‪#‎NovaSede‬

Hoje foi inaugurada a nova sede do Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (CIM), que ampara sua assistência pela Lei Maria da Penha (lei 11.340/06).

O CIM promove um atendimento integrado à mulher vítima de violência, potencializando os procedimentos com a agilidade que esse tipo de ocorrência requer. Vinculado à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e à Defensoria Pública da Mulher, O CIM busca resguardar a mulher de toda forma de negligência, exploração, crueldade, violência e opressão.

O vereador e parte de sua equipe estavam presentes à inauguração. “Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Uberlândia e, nesse momento, representando o Poder Legislativo, reconheço que a questão da violência contra a mulher deve sair do âmbito privado/doméstico para ganhar maior visibilidade”, disse o vereador Adriano Zago.

“Além de ‘machucar a família inteira’, a violência contra a mulher fere a dignidade da pessoa humana”, completou Zago. O mandato do vereador Adriano Zago está presente nessa luta e celebra a inauguração de mais um aparelho do estado a serviço da promoção e proteção das mulheres e das famílias.

Órgão vinculado à Superintendência da Mulher (Secretaria Municipal), o CIM fica na Av. Nicomedes Alves dos Santos, 728, bairro Lídice.

‪#‎EquipeZago‬

‪#‎Comunicaçãoinclusiva‬: São 3 fotos. Na primeira aparece o vereador Adriano Zago discursando, na segunda, o vereador ao lado de autoridades, na terceira, Zago com sua equipe e representantes de grupos de defesa da mulher.

Café com Vereador – A questão Hídrica em Uberlândia

By | Café Com Vereador, Notícias | No Comments

# CAFÉ COM ZAGO
# CAFÉ COM VEREADOR
# ÁGUA, VAMOS PRESERVAR
# SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR

No final da tarde dessa quarta-feira, dia 25/02/2015, realizamos mais uma edição do Café com Vereador. Uma ação do nosso mandato que, desde 2010, busca tratar de temas que são de interesse público, bem como, de assuntos cuja relevância social são tão evidentes quanto o tema desse mês, ou seja, a água.

Aliás, e como dito pelo professor Dr. Cláudio Di Mauro, em recente edição do programa UFU no Plural, que também tratou desse tema vital, a saber, da água, temos a obrigação de contribuir, coletivamente, para a construção de um mundo melhor. Temos a obrigação de construir uma realidade mais próxima daquilo que queremos, ou seja, uma realidade mais adequada àquilo que precisamos. Então, seja com a somatória de esforços da academia, do poder público, do setor produtivo, enfim, seja a sociedade, como um todo, temos a obrigação de encarar esse tema com a real gravidade e, com o devido esforço, podemos também nos tornar ponto de referência para essas transformações, que são tão mais que necessárias e urgentes.

No evento, tivemos a honra de contar com a presença, por exemplo, de Arlene Cortês Rocha (hoje consultora independente e com passagens pelo IGAM), além de Luiz Antônio de Oliveira e de Cláudio Di Mauro (professores do Instituto de Geografia da UFU) e de Letícia de Castro Guimarães (da Agência Intelecto, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU), bem como de Gilberto Carlos de Freitas (da Emater-MG), de Orlando Rezende, Betânia Côrtes, Alexandre Silva, Fernando Moreira e Hamiltom Ribeiro (todos do DMAE) e de Adalto Ribeiro Franco e Marília da Silva Coelho (representantes do Sindicato Rural de Uberlândia). E para debater esse tema também estavam os membros da sociedade civil organizada, sujeitos sempre atuantes nessas dinâmicas que abordam pontos de interesse coletivo, tais como o Lourenço Andrade de Almeida (da REDE e da Aldeias para um Novo Mundo), Luiz Souza (da ADEF – Associação das Pessoas com Deficiência de Uberlândia) e dos jovens Guilherme Barbosa e Rafael Castro, entre tantos outros que por lá estiveram e com os quais nos desculpamos por não ser possível listar a relação de todos os presentes.

Enfim, agradecemos também a presença dos companheiros da imprensa local, sejam os jornalistas da TV Band Triângulo que cobriram o evento, oportunidade em que concedi uma entrevista para a referida emissora, bem como a presença de Paulo Eduardo Monteiro Vieira (da TV Integração) e de Daniela Queiroz Germano (jornalista e gestora ambiental, apresentadora do programa Plantando Ideias, na TV Cidadania). Registramos ainda as presenças dos vereadores Marquinho do Megabox e Luiz Cláudio Galassi.

Desse espaço de debate avançaremos com as devidas ações. E, é claro, outros encontros como esse ocorrerão, ao longo do ano, e a participação de todos interessados na transformação da nossa sociedade é crucial. Venha você também fazer parte do nosso mandato, venha somar com essas ações pelas quais buscamos, cada vez mais, imprimir os valores democráticos e republicanos nas ações políticas, sempre em sintonia e em atendimento aos interesses coletivos, na busca da consolidação de um mandato não apenas representativo, mas também participativo.

Confira algumas fotos do evento: